Redação – Marcelo Milani

“Para quando você tiver perdido seus anões, seu mago e seu caminho” – Gregório Bassham, Eric Bronson, William Irwin ( Editor )




Um desafiador projeto que une Literatura de Tolkien e Filosofia precisa de muito mais do que boa vontade. Mas o mundo é moldado pelas mãos dos humildes e esperançosos não é mesmo?
Olá Caros Leitores!
Eu me chamo Marcelo Milani e este humilde andarilho do conhecimento, traz orgulhosamente a vocês, um pequeno mas destemido projeto de vida. Um oásis para matar a sede de literatura fantástica e filosófica. O Projeto: O Hobbit e a Filosofia.
Iniciei no dia 05 de maio de 2022 minha trajetória na incrível, difícil e emocionante jornada acadêmica da Licenciatura em Filosofia pela Faculdade UNINTER, Campus Palmeira das Missões – RS.
Deste caminhar, surgiu a oportunidade, junto a Secretaria de Cultura de minha cidade e ao incentivo Federal pela lei Aldir Blanc, para propor um projeto que unisse literatura, filosofia e cultura pop em um só lugar. Assim nasceu o projeto o Hobbit e a Filosofia.
Da sala de aula para o mundo, a pesquisa do livro de Gregório Bassham, Eric Bronson, William Irwin (Editor), chamado: “O Hobbit e a Filosofia”, vai nos ajudar a encontrar o caminho da filosofia nos textos de Tolkien.
O desafio é criar uma ponte entre o universo acadêmico e a sociedade. Um diálogo mais do que necessário entre os diversos mundos do saber.
O projeto do Hobbit e a Filosofia não vai trabalhar apenas o conteúdo do livro. Vai explorar a formação de leitores, pesquisar a capacidade humana de criar e entender linguagem (leitura, oratória e escrita), e se alastrar para um multiverso de formas de ver a filosofia dentro da obra O Hobbit. Nem eu mesmo sei quantas portas serão abertas nessa pesquisa. Vai ser emocionante, isso eu sei!
Está mais que comprovada a importância da literatura e da sua reflexão na experiência humana. Contudo, os tempos difíceis de ignorância e de violência batem à nossa porta, dilacerando nossa realidade.
Guerras, fomes e violências em diversos níveis sociais. Rivalidades, incompreensões e um mundo cada vez mais imerso no digital, esquecem de construir a realidade necessária para uma vida pacata e socialmente saudável para todos.
Onde estão os conciliadores e os pontífices da paz e da sabedoria em nosso tempo?
Este humilde blog vem ajudar a somar aos nobres heróis da Galeria do Conhecimento. “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”, disse Abraham Lincoln. Acredito no poder da educação, dos livros e de todos os homens livres que se prendem ao poder libertador do conhecimento.
J.R.R. Tolkien dispensa apresentações. Considerado o pai da literatura fantástica moderna, o autor possui uma vasta obra literária, com mais de 40 livros publicados. Em 1937, Tolkien publicou o seu primeiro romance de ficção, intitulado O Hobbit. A saga do hobbit Bilbo e suas aventuras na Terra Média tiveram tanto sucesso que Tolkien foi convidado a escrever uma continuação para a história.
J.R.R. Tolkien é, sem dúvida, uma figura monumental na história da literatura, especialmente no gênero da fantasia. Seus livros, como O Hobbit e O Senhor dos Anéis, transcenderam as prateleiras das livrarias para se tornarem verdadeiros fenômenos culturais, moldando o imaginário de milhões de leitores ao redor do mundo.
E cá estamos nós! Amantes da literatura e do conhecimento, viajando pelas belezas da Terra Média e encontrando a Filosofia e a beleza da vida neste andar literário. Gostaria de se juntar comigo nessa caminhada? Será uma bela, incrível e extraordinária jornada…
Audaciosamente:
Marcelo Milani – Cavaleiro da Ordem do Literato
O Projeto: O Hobbit e a Filosofia se baseia na pesquisa de 3 livros específicos:
1. O Hobbit; J.R.R.Tolkien
2. O Hobbit e a Filosofia; Gregório Bassham, Eric Bronson, William Irwin (Editor).R.R.Tolkien
3. Leitura e Produção de Textos Filosóficos; Ademir Antonio Engelmann (Autor), Fred Carlos Trevisan (Autor)
“As aventuras nunca acabam? Acho que não. Outra pessoa sempre tem de continuar a história” – Bilbo – O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
Objetivo do Projeto
- Criar uma ponte entre o universo acadêmico e a sociedade.
- Disseminar a Literatura de Tolkien no mundo
- Aproximar as pessoas da Filosofia através da literatura
- Ajudar as pessoas a se desenvolverem de forma ética, crítica e justa em uma sociedade pluralizada e diverssificada
- Criar um espaço de dialogo e cordialidade entre os amantes da literatura
Para quem é o projeto
- Para o público leitor com copreenção textual do nível 2 para cima
- Para amantes das obras de Tolkien
- Para todo apaixonado por literatura
- Para aqueles sedentos por conhecimento e sabedoria
Benefícios do projeto
- Enriqueceça seu intelecto com os tesouros da literatura
- Aproxime-se de pessoas e livros em um ambiente fraterno e colaborativo
- Desenvolva sua criticidade, pensamento lógico e especialmente sua imaginação
- Colabore com a contrução ética de sua comunidade
- Conheça várias formas do pensar humano da história e do mundo
O Hobbit na sua escola ou instituição
- O Hobbit pode virar um café filosófico na sua escola. Acesse o link aqui (Em breve)
Filantropia em O Hobbit e a Filosofia
Filantropia é o ato de doar recursos, tempo ou esforços para causas sociais, visando melhorar o bem-estar da humanidade. É uma prática milenar, presente em diversas culturas e religiões, que se manifesta de diferentes formas. Este projeto tem como um dos objetivos auxiliar a humanidade em seu crescimento pleno na esfera intelectual, emocional, contemplativa e social em diversos níveis. Sim, eu sou um Filantropo!
Leitura & Filosofia
A leitura e a escrita são elementos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem, sem elas não ocorre a construção do conhecimento. Educação é comunicação e a leitura e a escrita são formas destacadas de comunicação. A atividade filosófica carece da leitura e da escrita enquanto mediações fundamentais para o desenvolvimento do modo filosófico de pensar.
O conhecimento filosófico pode ser caracterizado pela plena consumação da racionalidade, o ponto mais alto que a razão pode atingir, e a máxima autonomia da subjetividade. Infelizmente, na Educação Básica e também no Ensino Superior é comum encontrarmos a dificuldade de compreensão da necessidade e da importância do conhecimento filosófico.
O Projeto o Hobbit e a Filosofia tem como principal objetivo encontra, compreender e aplicar as belezas filosóficas e os aprendizados com a história de Bilbo e a sua jornada de crescimento.
ELGELMANN, A. A; TREVISA, F. C; Leitura e produção de textos filosóficos. 1° Edição em Português. Editora: Intersaberes; 1 março 2016.
Importância de ler os Textos Clássicos
Afinal, qual a importância da leitura de textos filosóficos? O trabalho com
a disciplina de filosofia requer a presença dos textos filosóficos. Esses tipos de textos são fundamentais ao trabalho filosófico, pois são eles os responsáveis pela transmissão daquilo que foi pensado pelos filósofos.
O filosofar passa de uma forma tradicional, por meio da leitura e interpretação daquilo que foi produzido pelos filósofos. É pela leitura dos clássicos que entramos em contato com os diferentes problemas filosóficos e as diferentes maneiras encontradas para tratá-los.
Esses textos representam a memória da construção filosófica do ocidente, além disso a leitura e a escrita são as formas de expressão mais estáveis e por isso ocupam lugar de destaque no âmbito filosófico.
ELGELMANN, A. A; TREVISA, F. C; Leitura e produção de textos filosóficos. 1° Edição em Português. Editora: Intersaberes; 1 março 2016.
Tolkien era Filósofo?
Embora não tivesse formação acadêmica formal em Filosofia ou Teologia, Tolkien era um erudito interessado na Antiguidade e no Medievo, pesquisador universitário cujos objetos de pesquisa frequentemente continham elementos que se relacionavam com essas áreas e, além disso, tinha cursado Clássicos no Exeter College da Universidade de Oxford entre 1911 e 1913, período no qual estudou autores da tragédia grega e os diálogos de Platão
HAMMOND, Wayne G.; SCULL, Christina. The J. R. R. Tolkien companion and guide: Chronology. Londres: HarperCollins, 2006. pp. 28, 38
O Mundo precisa de Filosofia!
O Mundo precisa desesperadamente refletir. Estamos correndo, mas não sabemos para onde. Estamos criando, mas não sabemos para quê? O Século XXI trouxe promessas vazias de um mundo melhor. Ainda somos os mesmos seres humanos cruéis, egoístas e violentos das eras passadas.
Temos tanta conectividade com a internet, ao mesmo tempo, um abismo uns com os outros. Criamos cérebros artificiais e destruímos os naturais. O mundo literal e digital que criamos está matando a criatividade, a interpretação, a profundidade do pensamento, o encontro com o sagrado, a imersão na imaginação, a sensibilidade do mundo e a compaixão do outro. O Mundo precisa desesperadamente da Filosofia e do senso crítico construtivo. Temos pessoas demais pensando em destruir esta realidade. O Mundo precisa de outros Tolkiens e florescer onde estamos plantados.
Um Lugar para chamar de Lar
Bilbo amava o condado. Sua louça, sua dispensa, boa comida, seu jardim, uma tarde no banco com amigos ou ficar dentro de sua solitude. Bilbo amava seu lar e refletir em dias claros de primavera. Que este blog seja um lugar para você ler, refletir e se emocionar. Mais que isso, um lugar para chamar de lar! Sejam todos bem Vindos ao projeto O Hobbit e a Filosofia…

Importância de ler o Hobbit
É um livro com um clima leve e fantasioso: O livro tem um clima geral muito mais leve e fantasioso, mas uma história legal, personagens ótimos, construção de mundo interessante e narrado de forma muito agradável.
Influenciou o gênero de fantasia: O livro de J.R.R. Tolkien criou um universo complexo e coerente, com suas próprias regras e lendas, que inspirou outros autores e criadores.
Influenciou a cultura popular: O livro e suas adaptações são adorados por fãs de todas as idades, que se reúnem em eventos e festivais.
Explora temas como a ganância, a família e a amizade: Bilbo passa por diversas dificuldades e dilemas durante sua aventura, que abordam assuntos como a ganância e a importância da família e amizades.
Pode ser lido como uma parábola da Primeira Guerra Mundial: O livro explora o tema do heroísmo e pode ser lido como uma advertência contra a repetição das tragédias da I Guerra Mundial.
É um precursor da fantasia moderna: O livro é considerado um precursor daquilo que chamamos de fantasia moderna, que é o que se vê nos filmes, nos jogos, nos desenhos e em outros livros mais modernos.
A leitura da obra de J.R.R. Tolkien é importante por vários motivos, incluindo:
Alegoria cristã: A saga de Frodo e dos outros personagens em O Senhor dos Anéis é uma alegoria cristã sobre o bem e o mal.
Reflexão: As histórias de Tolkien fazem o leitor refletir sobre questões como amizade, coragem, sacrifício e redenção.
Influência: As obras de Tolkien influenciaram a música e o cinema, e são consideradas um dos grandes nomes da literatura internacional.
Imaginário: O universo criado por Tolkien influenciou obras de fantasia como The Witcher, Game of Thrones e Harry Potter.
Adaptações: As obras de Tolkien foram adaptadas para o cinema, como O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e serão adaptadas para a Amazon Prime Video na série Os Anéis de Poder.
União de rigor acadêmico e criatividade artística: Tolkien uniu a filologia e os estudos literários ao mundo fantástico da Terra-média.



O Hobbit e a Filosofia e a
Viaje pelo caminho do Conhecimento…
Em O Hobbit e a Filosofia os leitores poderão entender – com a ajuda de um grupo de professores e pensadores modernos, o impacto filosófico de O Hobbit e O Senhor dos Anéis na sociedade e cultura contemporânea.
Com a ajuda de nomes como Platão, Nietzsche, Santo Agostinho e até mesmo Buda, o livro percorre a Terra-média e descobre por que a possessividade em relação a um objeto (como um anel mágico, por exemplo) pode ser tão destrutiva.
Ao analisar filosoficamente o prelúdio de O Senhor dos anéis, O hobbit e a filosofia pretende esclarecer as atitudes morais e questões éticas que percorrem os personagens do primeiro grande sucesso de ficção de J. R. R. Tolkien.
“Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.” – O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
O hobbit conta a história de um grupo de 13 anões, um mago e um hobbit para recuperar o tesouro roubado por um dragão e a terra de origem dos anões.
Os hobbits são conhecidos por serem um povo preguiçoso e com um profundo amor pela comida, pela bebida e pelo conforto. Porém, ao longo da saga, Bilbo Bolseiro se transforma, cresce em determinação, autoestima e coragem.
leitores
Leitura e Produção de Textos Filosóficos
A leitura é o ato indescritível de abrir portas para outros mundos. Escrever é a arte de refinar o pensamento ao caminhar por este multiverso. Ambas são caracteristiscas essenciais para nossa sociedade.
“Não lemos e escrevemos porque achamos bonito, o fazemos porque faz parte da natureza humana.“ – A Sociedade dos Poetas Mortos
Com a pesquisa da Obra de Ademir A. Elgelmann e Fred C. Trevisan podemos dar corpo e qualidade ao conteúdo intelectual deste projeto.
Apoiado sobre o ombro destes gigantes, podemos contribuir significativamente com a construção de uma sociedade mais ética, crítica e justa.
A busca pela filosofia na obra “O Hobbit” será uma grande jornada de descobrimentos, um mergulho sobre nós mesmos e um passo revolucionário para a nossa reflexão. Seremos os mesmo após esta jornada? Com certeza não…

